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quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Anexo nº01 da Resolução nº02/10 – CME-Pel

 Sugestão de Roteiro dos elementos que constituem o corpo do Regimento Escolar

Folha de Rosto*
 Nome da mantenedora, escola e o nome do documento. O Regimento não é datado.

Dados de Identificação *                                            
Da mantenedora e da escola – devem estar completos para que se tenha imediata compreensão da situação da escola.
Devem constar os níveis e série/anos de ensino atendidos e os atos legais da escola.

Filosofia da escola
A escola registra a visão que ela tem da educação de sociedade e de mundo, bem como seus valores – princípios filosóficos que devem estar expressos no seu Projeto Pedagógico.

Objetivos *
                                        
Da escola

Com base nos princípios filosóficos da escola.


Dos níveis de ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio


A escola somente deverá referir-se aos cursos, níveis ou série/anos devidamente autorizados.
Das modalidades de ensino: *

Educação de Jovens e Adultos – EJA


Esta modalidade de ensino somente será expressa no Texto Regimental se for elaborada pela própria escola e devidamente autorizada.


Educação Especial


A escola, ao oferecer esta modalidade, deve expressar a especificidade da mesma, em seus objetivos.

Organização Administrativa Pedagógica *
Direção
Diretor
Vice-diretor
Diretor de turno
Conselho Escolar
Orientação Educacional
Coordenação Pedagógica
Supervisão Escolar

Descrever a forma de constituição e atribuições da equipe diretiva da escola



Conselho de Classe

Como é formado e quais suas atribuições
c
Corpo Docente

Corpo Discente

Serviços da escola:
Biblioteca
Laboratório
Secretaria
Direitos e deveres

Direitos e deveres

Atribuições do serviço e do responsável


Organização Curricular *

 Regime Escolar *


Seriado, anual por disciplina, por etapas, etc...
Matrículas *


Formas de ingresso de alunos novos
Condições para ingresso
Documentação (nenhuma falta de documentação pode impedir a matrícula)

 por transferência
                                                 independente da comprovação de escolaridade
Planos de estudos *

Metodologia de ensino





Fazer referencia a partir do ensino fundamental, definindo quem os elabora e quem os aprova.


Avaliação da aprendizagem








Estabelecer os critérios, periodicidade e a
expressão  dos resultados da
avaliação.

Caso a escola adote os Exames Finais deve seguir os aspectos legais.



Expressão de resultados da avaliação




De acordo com seu Projeto Pedagógico, a escola pode escolher um conjunto de símbolos para registrar os resultados da avaliação, como, notas, menções, pareceres descritivos, conceitos, desde que sejam significativos e claros.




Expressão do resultado da avaliação de alunos transferidos*
A escola ao receber o aluno oriundo de outro estabelecimento de ensino que adote critérios de avaliação diferentes, registra com fidelidade os resultados obtidos pelo aluno e -
procede uma avaliação relativa ao período letivo já transcorrido Ou
procede a adequação do(s) período(s) para considerar apenas os resultados que o aluno obtiver na própria escola.
Estudos de recuperação *                   
Os estudos de recuperação são obrigatórios e devem ser acompanhados pelo professor. O tempo de recuperação deve atender a necessidade do aluno para aprendizagem.
Controle de Freqüência*
Estabelecer a freqüência mínima exigível e as Atividades Complementares Compensatórias de Infrequência
Classificação do Aluno*
Explicar as formas de classificação do aluno nos casos de promoção, transferência e independentemente da escolarização anterior.
Reclassificação do Aluno *
Definir os procedimentos do processo de adequação do aluno recebido por transferência no espaço tempo de acordo com seu estágio de conhecimento.
Aproveitamento de Estudos *
Estudos concluídos com êxito pelo aluno, podem ser aproveitados ou complementados.
Estudos de Adaptação Curricular *
A escola pode fazer a complementação (adaptação de estudos), quando o aluno transferido apresenta ausência de conhecimentos, habilidades ou competências em parte de seu currículo.
Avanços nas Séries e Cursos
O aluno tem o direito de avançar na série e/ou curso quando o seu conhecimento possibilitar, mediante verificação de aprendizagem.
Aceleração de Estudos





 A aceleração de estudos é uma alternativa para alunos com defasagem idade/série ou que ingressaram tardiamente na escola e para a modalidade EJA. A escola, se assim o desejar, deve regimentar a matéria explicitando com clareza a forma e o momento do ano em que o aluno será inserido na classe de aceleração.
Ordenamento do Sistema Escolar
Projeto Pedagógico *
            
Como é elaborado e por quem

Calendário Escolar *                     
            
A escola deve regimentar quem aprova e quem elabora o calendário escolar.


Normas de Convivência


              
As normas de convivência não são sócio-educativa. Devem ser construídas com a comunidade escolar e tem caráter educativo.


Avaliação da Escola
          

           

Como é feita, em que época é feita, com que finalidade e quem participa dessa avaliação.

            
Disposições gerais


Os casos omissos podem e devem ser estudados, pelo órgão colegiado, para a tomada de decisão.

* Caráter obrigatório
Obs.: No texto regimental deve estar bem clara a maneira que a escola chega aos resultados finais do aluno que é submetido aos exames finais.