Folha de Rosto*
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Nome da mantenedora, escola e o nome do documento. O Regimento não é datado.
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Dados de Identificação *
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Da mantenedora e da escola – devem estar completos para que se tenha imediata compreensão da situação da escola.
Devem constar os níveis e série/anos de ensino atendidos e os atos legais da escola.
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Filosofia da escola
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A escola registra a visão que ela tem da educação de sociedade e de mundo, bem como seus valores – princípios filosóficos que devem estar expressos no seu Projeto Pedagógico.
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Objetivos *
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Da escola
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Com base nos princípios filosóficos da escola.
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Dos níveis de ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
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A escola somente deverá referir-se aos cursos, níveis ou série/anos devidamente autorizados.
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Das modalidades de ensino: *
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Educação de Jovens e Adultos – EJA
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Esta modalidade de ensino somente será expressa no Texto Regimental se for elaborada pela própria escola e devidamente autorizada.
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Educação Especial
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A escola, ao oferecer esta modalidade, deve expressar a especificidade da mesma, em seus objetivos.
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Organização Administrativa Pedagógica *
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Direção
Diretor
Vice-diretor
Diretor de turno
Conselho Escolar
Orientação Educacional
Coordenação Pedagógica
Supervisão Escolar |
Descrever a forma de constituição e atribuições da equipe diretiva da escola
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Conselho de Classe
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Como é formado e quais suas atribuições
c
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Corpo Docente
Corpo Discente
Serviços da escola:
Biblioteca
Laboratório
Secretaria |
Direitos e deveres
Direitos e deveres
Atribuições do serviço e do responsável
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Organização Curricular *
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Regime Escolar *
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Seriado, anual por disciplina, por etapas, etc...
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Matrículas *
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Formas de ingresso de alunos novos
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Condições para ingresso
Documentação (nenhuma falta de documentação pode impedir a matrícula)
por transferência
independente da comprovação de escolaridade
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Planos de estudos *
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Metodologia de ensino
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Fazer referencia a partir do ensino fundamental, definindo quem os elabora e quem os aprova.
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Avaliação da aprendizagem
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Estabelecer os critérios, periodicidade e a
expressão dos resultados da
avaliação.
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Caso a escola adote os Exames Finais deve seguir os aspectos legais.
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Expressão de resultados da avaliação
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De acordo com seu Projeto Pedagógico, a escola pode escolher um conjunto de símbolos para registrar os resultados da avaliação, como, notas, menções, pareceres descritivos, conceitos, desde que sejam significativos e claros.
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Expressão do resultado da avaliação de alunos transferidos*
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A escola ao receber o aluno oriundo de outro estabelecimento de ensino que adote critérios de avaliação diferentes, registra com fidelidade os resultados obtidos pelo aluno e -
procede uma avaliação relativa ao período letivo já transcorrido Ou
procede a adequação do(s) período(s) para considerar apenas os resultados que o aluno obtiver na própria escola.
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Estudos de recuperação *
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Os estudos de recuperação são obrigatórios e devem ser acompanhados pelo professor. O tempo de recuperação deve atender a necessidade do aluno para aprendizagem.
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Controle de Freqüência*
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Estabelecer a freqüência mínima exigível e as Atividades Complementares Compensatórias de Infrequência
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Classificação do Aluno*
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Explicar as formas de classificação do aluno nos casos de promoção, transferência e independentemente da escolarização anterior.
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Reclassificação do Aluno *
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Definir os procedimentos do processo de adequação do aluno recebido por transferência no espaço tempo de acordo com seu estágio de conhecimento.
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Aproveitamento de Estudos *
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Estudos concluídos com êxito pelo aluno, podem ser aproveitados ou complementados.
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Estudos de Adaptação Curricular *
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A escola pode fazer a complementação (adaptação de estudos), quando o aluno transferido apresenta ausência de conhecimentos, habilidades ou competências em parte de seu currículo.
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Avanços nas Séries e Cursos
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O aluno tem o direito de avançar na série e/ou curso quando o seu conhecimento possibilitar, mediante verificação de aprendizagem.
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Aceleração de Estudos
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A aceleração de estudos é uma alternativa para alunos com defasagem idade/série ou que ingressaram tardiamente na escola e para a modalidade EJA. A escola, se assim o desejar, deve regimentar a matéria explicitando com clareza a forma e o momento do ano em que o aluno será inserido na classe de aceleração.
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Ordenamento do Sistema Escolar
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Projeto Pedagógico *
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Como é elaborado e por quem
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Calendário Escolar *
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A escola deve regimentar quem aprova e quem elabora o calendário escolar.
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Normas de Convivência
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As normas de convivência não são sócio-educativa. Devem ser construídas com a comunidade escolar e tem caráter educativo.
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Avaliação da Escola
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Como é feita, em que época é feita, com que finalidade e quem participa dessa avaliação.
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Disposições gerais
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Os casos omissos podem e devem ser estudados, pelo órgão colegiado, para a tomada de decisão.
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Obs.: No texto regimental deve estar bem clara a maneira que a escola chega aos resultados finais do aluno que é submetido aos exames finais.